domingo, 21 de fevereiro de 2016

PARÓQUIA SANT'ANA ENVIA REPRESENTANTE PARA ENCONTRO DAS PASTORAIS SOCIAIS EM BREJO


Fonte: Diocese de Brejo, 12 de fevereiro de 2016.

Representantes das Pastorais Sociais se encontraram no Centro de Formação Pastoral, Brejo (MA) para estudar o Programa de Assessoria Rural da Diocese de Brejo e articular ações para 2016.

Participaram deste encontro dom Valdeci – bispo diocesano de Brejo, pe. Chagas – coord. diocesano de pastoral, pe. Adauto, Dr. Diogo Costa – Ass. Jurídico, Zé Maria – coord. pastorais sociais e representantes das paroquias: Brejo, Anapurus, Chapadinha, Buriti, Coelho Neto, Mata Roma, Araioses, Duque Bacelar, Urbano Santos e Área Pastoral de Belagua.

O presente programa foi celebrado entre a Katlolische Zentralstelle fur Entwicklungshilfe e.V. (MISEREOR) e a Pastoral Social da Diocese de Brejo e tem como objetivo geral melhorar a condições de vida das famílias rurais acompanhadas, através do apoio a luta pela regularização das suas terras, proteção do meio ambiente, aumento da renda familiar e a conquista de Politicas Públicas.

O programa será realizado em 36 meses e terá alguns objetivos propostos: Realização de três seminários regionais sobre Terra e Território; Três cursos de formação para lideranças; Seis audiências com INCRA, ITERMA e Secretaria que trata de politicas publicas para pescadores artesanais; Visitas de acompanhamento às comunidadese levantamento das áreas degradadas; Etc.

Para Antonio Cruz, Coelho Neto (MA) “Este projeto virá para nos ajudar na organização de nossas comunidades, para nos fortalecer e capacitar, assim como o tema da CF “Casa comum, nossa responsabilidade” deste ano que aborda uma realidade de um Brasil que muitos conhecem, mas poucos fazem algo..."

Dom Valdeci falou de algumas ações que a diocese de Brejo vem trabalhando no fortalecimento das Pastorais Sociais, seja com formação, estudo, assessoria jurídica e que este projeto vem para fortalecer e garantir a continuidade deste trabalho.  
Na ocasião foram marcadas algumas datas:
  • 06 a 07 de junho – Brejo (MA) - Estudo e Oficina  sobre Terra e Território e Território Pesqueiros / Audiência Pública;
  • 24 de agosto – Chapadinha (MA) - Estudo / Audiência Pública;
  • 21 e 22 de setembro - Brejo (MA) - Formação.

Por fim, o encontro encerrou com o almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.