sexta-feira, 2 de setembro de 2016

SECRETÁRIOS DA PARÓQUIA SANT'ANA, GLORINHA E RONALDO, PARTICIPAM DE ENCONTRO DE FORMAÇÃO




Fonte: http://www.diocesedebrejo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=873:iii-encontro-diocesano-de-secretarios-paroquiais&catid=17&Itemid=329

Diocese de Brejo, 26 de agosto de 2016.
A diocese de Brejo promoveu nos dias 25 e 26 de agosto de 2016, o III Encontro Diocesano para Secretários Paroquiais, com o objetivo de fazer o estudo do Livro "Expediente Paroquial" do Pe. José Carlos Pereira.
O encontro foi realizado no Centro Diocesano de Pastoral, em Brejo (MA). Teve como assessora a ir. Lucia (FCSJ), secretária da Cúria e Ronaldo, secretário paroquial (Coelho Neto). Participaram secretários das paroquias de Brejo, Buriti, Anapurus, Araioses, Magalhães de Almeida, Coelho Neto, Duque Bacelar, Chapadinha (Cristo Rei), Tutoia e áreas pastorais de Milagres e Paulino Neves, juntamente com a assessoria rural diocesana. Participaram também desde encontro o nosso Bispo Diocesano dom Valdeci, Padre Chagas (Buriti) e irmã Amparo (Paulino Neves).
Durante a formação foram abortados alguns temas como: Atendimento Direto; Atendimento Indireto e Expediente Paroquial. "A secretaria paroquial é o "coração" de uma paróquia. Direta ou indiretamente, toda a vida pastoral e administrativa de uma paróquia passa pela secretaria. Por isso, devemos ter o cuidado com esse nosso espaço e dar uma atenção toda especial as pessoas que ali frequentam", afirmou Ronaldo.
Dom Valdeci, falou que o secretário (a) precisa ter uma espiritualidade missionária e dar testemunho, "é preciso ter uma harmonia entre o pároco e secretário para que não haja divergências entre as informações, e que o secretário (a) paroquial precisa ter um espírito de missionário, e participar ativamente das atividades da paróquia, e não apenas ser um funcionário que ao terminar o expediente vai embora e não vive os sacramentos em sua vida."
Por fim, houve sugestões do tema “Contabilidade e Direto Canônico" para o próximo encontro. E ficou marcada o lazer dos secretários (as) paroquias nos dias 18 e 19 de novembro em Barreirinhas.













Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.