sábado, 17 de dezembro de 2016

DOM VILSOM BASSO, BISPO DA DIOCESE DE CAXIAS, PRESIDE MISSA DE ABERTURA DA MISSÃO JOVEM SALVATORIANA

Com a celebração de envio presidida por Dom Vilsom Basso, Bispo da Diocese de Caxias e Presidente da Comissão para a Juventude - CNBB, os jovens missionários de várias cidades e os de casa receberam a bênção e a cruz missionária. Quem concelebrou foi o Diretor Espiritual da Juventude da Paróquia Sant'Ana, Padre James Oliveira.

Na homilia, Dom Vilsom iniciou saudando o Bispo da Diocese de Brejo, Dom José Valdeci, os jovens e alguns membros do Apostolado da Oração, que como bem frisou o Bispo são também jovens de espírito.

Confira trechos da homilia do Bispo:

Faço memória ao carisma da Família Salvatoriana idealizado por seu fundador Padre Jordan: Jo 17,3: “Ora a vida eterna é esta: que eles conheçam a ti, o Deus único e verdadeiro, e aquele que tu enviaste, Jesus Cristo.” É essa nossa missão, fazer com que mais pessoas conheçam Jesus.

Em todo o Maranhão, em 2017, será comemorado o Ano da Juventude, para assim alimentar uma Igreja que acredita nos jovens. Por quê? Porque ela é movida pelo seu líder maior: Jesus Cristo. Ele mesmo, um dia, disse: “Ide por todo o mundo, pregai o Evangelho a toda criatura”. Jesus tinha um carinho especial pelos jovens.

O Papa Francisco é para nós exemplo de alegria, força, coragem, entusiasmo, ele ganha de nós de dez a zero. Na Jornada da Juventude, no Rio de Janeiro, disse aos jovens: “Ide sem medo. Juventude, vamos sair do sofá, vamos sair do comodismo e assim deixar valer nosso protagonismo. Jovens, vocês querem deixar suas marcas na história? Então, saiam das suas zonas de conforto.”

O Papa nos manda ir onde as pessoas mais precisam. Cito como exemplo João Batista, o profeta da periferia, o profeto do deserto, que vive com quase nada, vive na periferia da sociedade, exemplo de homem decidido, corajoso, exemplo de mulher decidida, corajosa, exemplo de jovem decidido, corajoso. Enfrentar o deserto, o frio da noite não é para qualquer um. João Batista, o homem do deserto, o homem que busca a conversão, que busca a intimidade com Deus, que vive na simplicidade, vive na frugalidade. E eu pergunto: jovens, vocês sabem o que significa a palavra frugalidade? É a qualidade de ser frugal, poupador, econômico, prudente ou econômico no uso dos bens de consumo. Jovens, vivam na frugalidade, evitem o consumismo. O que é, então, o consumismo? Vejam exemplos: uma sapatilha só não basta, um tênis só não é suficiente, um celular apenas não satisfaz... Vamos cuidar do nosso planeta, consumir em demasia acarreta danos ambientais. 

Tenham, portanto, o mínimo necessário para viver. Queremos uma juventude corajosa, alegre, entusiasmada, uma juventude que não se deixa levar pelo consumismo. O fundamental é Jesus Cristo, o fundamental é a espiritualidade. Vamos, juntos, repetir: “Que todos conheçam a Ti”. Jovens, ide às periferias humanas e existenciais. Desejo de todo o coração que esse seja um belo trabalho missionário, que seja uma bonita experiência.

Na oportunidade, agradeço aos salvatorianos pelo convite. Que Deus abençoe esse trabalho missionário feito pela juventude.

Dom Vilsom Basso

Bispo da Diocese de Caxias
Presidente da Comissão para a Juventude - CNBB

Ao final da Missa, Padre James Oliveira proferiu palavras de motivação às comunidades que acolherão os jovens missionários, agradeceu a presença de todos e finalizou com o convite para a Missa de encerramento, domingo, às 7h, na Igreja Matriz. O sacerdote disse ainda que a Paróquia se alegra em receber tantos jovens dispostos a evangelizar.

Fotos Irayna Marques: 






















































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário

.

.